Make your own free website on Tripod.com

Época 2009/2010

Os 500 jogos do "capitão"

Home
Dia-a-Dia Época 2009/10
Jogos 2009/10
Balanço da época 2009/10
Recepção Futsal Dinamic
Carviçais - "Doidos por bola"
Futebol 11- Club Inglês
Festa de Natal
FESTA 22 ANOS
Os 500 jogos do "capitão"
HOMEPAGE PORTUS87

joao500.jpg
O JOGO 500 (2001-2009) DO CAPITÃO - que orgulho!

O MAIOR ORGULHO

por João Coelho


Ao contrário do habitual no nosso site, este vai ser um texto escrito na primeira pessoa, com um cunho muito pessoal.

Para mim, completar 500 jogos entre 2001 e 2009 no nosso PORTUS87 é motivo de enorme felicidade. Sendo que este número refere-se só ao período em que temos "contabilidade organizada", o que ainda mais me orgulha. Entre 1987 e 2000 muitos mais jogos realizei na equipa, embora com certeza não tantos como os 500 do período referido.

Desculpem-me portanto a "baba" toda e este texto tão emocional, mas nós, os amadores, muito nos divertimos com estas coisas: os jogos, os golos, e outras estatísticas da nossa humilde mas adorada prática desportiva. Ou seja levamos a brincadeira muito a sério.

Eu que o diga...Afinal de contas, para alguém integrado numa equipa que nunca se formalizou mas que tem uma dinâmica e um carisma tão fortes - a identidade do Portus87 é algo único e muito respeitada - realizar mais de 500 jogos (entre amigáveis, torneios e ligas) numa década é significativo, representando uma média superior a um jogo por semana.

Ser o jogador do Portus87 com mais encontros ainda para mais sempre com a braçadeira de capitão de equipa é sem qualquer dúvida o maior feito da minha vida desportiva que, a brincar a brincar, já tem mais de 30 anos. 

Por isso este foi um dia muito especial na minha vida, felizmente vivido junto de quase todos os meus companheiros de aventura no PORTUS87. Tive direito a lembrança comemorativa como sempre acontece a todos os elementos que completam números redondos (centenas...) de jogos realizados e esse prémio terá lugar de destaque na minha casa.

O meu jogo 500 ficou marcado por uma vitória no jogo amigável com o GD Sol Nascente, por 14-6, em jogo disputado no Futsal Arena (Maia).

 

FICHA DO JOGO:

 

2– GD Sol Nascente V. 14-6  A. Futsal Arena,  9 Set 09

 AS, HV(1), JN(1), ZM, TZ(1), MM(1), NM(4), NP(1), PV(5)

 

Mais um excelente jogo treino entre estas duas equipas, para matar a fome de bola criada pelas férias e para ganhar ritmo.
O GDSN mostrou que está cada vez melhor equipa, com bons jogadores que jogam bem e colectivamente. E o jogo foi muito equilibrado até perto do fim, com muitos golos, que iam surgindo alternadamente nas duas balizas, apesar de termos estado sempre na frente (empates a 4-4 e 5-5). Depois soubemos impor a nossa maior maturidade, para com rápidos ataques desequilibrarmos o marcador, até aos 14-6 final.
Ainda se nota alguma lentidão e falta de ritmo mas o essencial está lá: vontade e forte entendimento colectivo que fazem augurar mais uma boa época para o Portus87.
Falta agradecer a visita do GDSN, cada vez mais uma das boas equipas do FFA, num jogo que foi bem disputado e em geral, muito correcto.Este foi ainda um jogo muito especial para para todos e em particular para o Cap. João, alcançou a mitica meta dos 500 jogos

Enfim, um momento que me deixa feliz porque representa acima de tudo a ligação tão especial a esta equipa, a este grupo de grandes amigos e a uma prática desportiva / recreativa continuada, empenhada e muito desfrutada!

E isso faz-me pensar que por muito bem sucedida em termos desportivos, profissionais, financeiros, que pudesse ter sido uma eventual carreira desportiva muito dificilmente teria tantos momentos de felicidade, de amizade, de partilha, como a minha vida no PORTUS87. Tantos jogos, tantas vitórias, tantas deslocações magníficas, tantos momentos de pura felicidade vividos em grupo numa VERDADEIRA EQUIPA EM TODOS OS ASPECTOS!

Uma equipa que tem sido também para mim e para os meus companheiros uma autêntica ESCOLA DE VIDA, proporcionada pelos bons e pelos maus momentos (felizmente muito poucos e devidamente ultrapassados) que sempre soubemos viver com união, amizade e tolerância. Também assim fomos fazendo amigos noutras equipas, noutros locais (em Portugal e no estrangeiro), tornando o PORTUS87 uma referência para muito boa gente.

Desta forma, não surpreende que o PORTUS possa muito bem renovar-se (sempre na continuidade e nos princípios que estiveram na sua origem, há 22 anos, e em toda a sua existência) para algo ainda maior, envolvendo os fillhos e outros familiares dos seus membros actuais.

Venham então mais 500 jogos, sempre com este grupo fantástico, de um espírito único!!!!!!!!!!